top of page

Geração de Ideias de Negócios: saiba de onde podem surgir as ideias!

Atualizado: 16 de nov. de 2023

Por Sandra Tornieri (*)


A etapa da Geração de Ideias de Negócio é essencial para você que já decidiu que quer empreender, ou seja, passou pela Etapa 1 - Possibilidades / Necessidades, mas ainda não sabe em que setor, qual produto ou serviço.

ree

De onde podem surgir as ideias de negócio?


1. Necessidades. É possível transformar uma necessidade particular em negócio. Veja esse caso: Na verdade, a própria ideia da Disneylândia nasceu durante passeios dominicais a parques de diversões que Walt fazia com as duas filhas. Naquela época, os parques de diversões não tinham a melhor das reputações e eram muitas vezes sujos e em mau estado de conservação. Enquanto esperava que as filhas se divertissem nos brinquedos, o bem-sucedido animador passou a observar os outros clientes e como eles reagiam aos parques. Ele se perguntava: Como essa experiência poderia ser melhorada?" (Vários Autores. O Jeito Disney de Encantar os Clientes (p. 24). Edição do Kindle.)

Agora é com você: será que existe alguma experiência parecida com essa em sua vida que possa ser transformada em negócio? Algo que você percebe que possa ser melhorado para atender melhor as pessoas? Algo que está precisando de uma solução?


2. Erros. Como descobrir novos negócios a partir de ideias que de início não deram certo? Veja esse caso: "A história de como surgiu o post-it começa em 1976, com o químico Spencer Silver, funcionário da 3M, que inventou um adesivo de baixa adesão baseado em microesferas de copolímero de acrilato, pequenas bolhas que evitavam que a cola aderisse permanentemente. Mas, no momento, essa descoberta foi considerada de pouca utilidade. Um tempo depois... Art Fry, outro cientista da 3M, cantava no coral da igreja e se perdia ao seguir a letra. Então pensou em um marcador autoadesivo e, lembrando-se da cola de Silver, decidiu dar asas a sua imaginação. Em seguida ele testou sua ideia no escritório e teve ótima aceitação. Os adesivos foram utilizados inicialmente como marcador de livros e depois para registrar ideias, fazer anotações importantes, um bloco de memória. Foi assim que Silver e Fry fabricaram marcadores removíveis para usá-los nos próprios escritórios." (Fonte: Revista Exame)

Agora é com você: existe algo que você já tentou e não deu certo e que pensando bem poderia ser utilizado para solucionar outro problema?


3. Sonhos. Como descobrir novas ideias a partir de sonhos. Veja esse caso: "Enquanto estava na faculdade em 1996, Larry Page tinha uma constante sensação de que a única razão pela qual ele tinha sido admitido em primeiro lugar na universidade foi devido a um erro. A ideia de que ele poderia ser expulso da faculdade a qualquer momento lhe causou ansiedade, e este sentimento o proporcionou um sonho peculiar. Ele sonhava que fazia download e armazenava as informações em computadores individuais. Quando acordou, fez algumas contas para ver se isso era possível. Devido à largura de banda e aos problemas de armazenamento, não era possível salvar as páginas inteiras da Web em um computador. No entanto, era possível armazenar as páginas como links individuais. Foi então que Larry teve a ideia de reunir diversos links de páginas da web, dando origem ao Google que conhecemos hoje." (Fonte: JC - Jornalciencia.com)

Agora é com você: existe algum sonho recorrente em que você cria algo, ou soluciona algo que na realidade ainda não existe?


4. Brainstorming. O brainstorming (tempestade de ideias) é uma técnica de associar de ideias muito utilizada em ambientes de inovação e aprendizado, em escolas e empresas, criada por Alex Osborn, na área da publicidade, (para melhorar a criatividade de sua equipe, sendo formalmente divulgada ao público em 1957. Veja como usar a técnica de modo individual para a geração de ideias de negócio. Adaptei a técnica para o nosso objetivo:

  1. Objetivo. Definição do problema a ser resolvido: gerar ideias de negócio.

  2. Ideação. Listar o maior número de ideias possível sobre novas possibilidades de negócio. Sem fazer críticas ou se preocupar em julgar as próprias ideias.

  3. Incubação. Não descarte as ideias. Arquive-as para analisar melhor mais tarde. Deixe as ideias decantarem. Você pode fazer isso no prazo de um dia ou uma semana.

  4. Seleção. Pegue sua lista novamente e analise quais são as melhores e as piores ideias.

  5. Síntese. Escolha a melhor ideia e que faz sentido em seu atual momento de vida. Veja se essa ideia também atende alguma necessidade e se o mercado pagaria por ela.

Existem inúmeras técnicas para geração de ideias de negócio, mas essas que selecionei são para dar o primeiro passo. Outra questão importante é ter caderno ou bloco de anotações e caneta sempre à mão. As ideias podem surgir a qualquer momento! Boa sorte!


Antes que eu me esqueça... Aguarde a próxima Etapa da Jornada Empreendedora: Etapa 3 - Definição.


(*) Sandra Tornieri é mentora de carreira & negócios na Conectar & EMPREENDER, mestre em Administração Estratégica, Docente de Graduação e Pós-Graduação e autora do livro "Carreira em Foco: do primeiro emprego ao empreendedorismo singular",



Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Post: Blog2_Post
bottom of page