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Artigo Científico

PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU: CONTRIBUIÇÃO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS PARA A REDUÇÃO DE BARREIRAS INTERNAS À IMPLEMENTAÇÃO DA ORIENTAÇÃO PARA O MERCADO
Cataratas do Iguaçu - Parque Nacional do Iguaçu
Revista Turismo Visão e Ação – Eletrônica, Vol. 14 - nº 3 - p. 401–418 / set-dez 2012
Sandra Tornieri, Ms.C. Universidade Federal do Paraná - stornieri@yahoo.com.br
Paulo de Paula Baptista, Dr. Pontifícia Universidade Católica do Paraná - p.baptista@pucpr.br
Ana Maria Machado Toaldo, Dra. Universidade Federal do Paraná - anatoaldo@ufpr.br
Karina De Déa Roglio, Dra. Universidade Federal do Paraná karinaroglio@gmail.com
Data de Submissão: 07/12/2011 Data de Aprovação: 14/07/2012
RESUMO
A Orientação para o Mercado (OPM) é um importante conceito consolidado e difundido nas organizações desde os anos 90. Entretanto, ainda no século XXI, sua implementação nem sempre é realizada, pois algumas difi culdades são encontradas, sendo este ainda um tema merecedor de estudos. Para tanto, o objetivo da pesquisa relatada neste artigo é identifi car práticas de Gestão Estratégica de Pessoas (GEP) que contribuem para a redução das barreiras de implementação da Orientação para o Mercado. Para isto, foi realizada uma pesquisa qualitativa de estudo multicaso, tendo como foco as concessionárias do Parque Nacional do Iguaçu, um modelo de gestão público-privada e um destino turístico dos mais relevantes para o turismo brasileiro. Os resultados da pesquisa indicam que o maior comprometimento organizacional e unicidade de esforços para implementar a OPM nas empresas investigadas foi decorrente de investimentos continuados em práticas de GEP, baseado em uma fi losofi a de trabalho ou do enunciado teórico e prático da missão da empresa. Desta forma, é possível afi rmar que, conforme demonstrado nos casos analisados, investimentos em práticas de GEP amenizam as barreiras internas de implementação da OPM.
PALAVRAS-CHAVE: Parque Nacional do Iguaçu. Orientação para o Mercado. Gestão Estratégica de Pessoas.
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