top of page

Empatia: Quais são as dores e demandas do seu público alvo e mais precisamente do seu cliente ideal?

Atualizado: 16 de nov. de 2023

Veja as 5 Dicas de Empatia que compartilho com você!

Por Sandra Tornieri (*)


ree

Conversando com uma parceira de negócios percebi uma nova demanda que ainda não havia atendido. Ela sugeriu por exemplo que eu escrevesse algo sobre a questão da autocobrança com relação a própria carreira. "Como ajudar as pessoas a terem um equilíbrio entre buscar evolução constante, mas não se exigir a ponto de isso ser um problema?" Esse inclusive será o tema do próximo artigo: "Veja as 4 dicas para saber lidar melhor com as autocobranças exageradas na vida & carreira".


Então o que estou querendo dizer é que é possível descobrirmos as demandas de modo direto ou indireto. O que importa é estarmos abertos e observarmos as pessoas, o que elas dizem e fazer a conexão para poder responder a questão: como posso ajudar a resolver essa dor ou solucionar esse problema? "Resumindo e concluindo", como diz uma estimada cliente: Dica de Empatia número 1: Dê abertura para as pessoas falarem das demandas e necessidades e escute-as com atenção.


Outra maneira de fazer empatia e descobrir demandas é escrever e publicar o assunto de seu trabalho, numa página de blog, por exemplo. É o que tenho feito. O resultado pode surgir de várias maneiras. Você pode descobrir que seu público está mais numa determinada rede social do que em outra, devido ao engajamento e compartilhamento da postagem, por exemplo. Outro indicador que mostra se o assunto é relevante são as curtidas. O ideal seria ter comentários e criar um debate a respeito do tema. Esse é meu sonho de consumo, mas sei que a maioria das pessoas está com o "dia cronometrado", como diz uma cliente. Então fico muito feliz em saber que alguém visualizou e leu o artigo. Então vai a Dica de Empatia número 2: Escreva e publique sobre assuntos que você acha importante para seus clientes e veja a reação deles.


Existem ferramentas que utilizo na mentoria e nos cursos de empreendedorismo que podem ampliar a visão do cliente ideal e de suas necessidades. Uma ferramenta bem conhecida é o Canvas Proposta de Valor. Costumo agendar um atendimento inteiro só para aprofundar nesse tema, de tamanha relevância. Pela experiência pessoal e do atendimento a vários clientes é que no final temos a visão mais detalhada das dores e demandas, por ter feito o exercício de pensar com a cabeça do cliente. E esse é o maior desafio. O tempo todo tenho que trazer a pessoa para pensar com a cabeça do cliente, pois a tendência é ele querer pensar com a cabeça do dono do negócio. Esse é na verdade um grande exercício de empatia. Dica de Empatia número 3: Utilize ferramentas para você treinar pensar com a cabeça do cliente.


Para chegar no perfil do seu cliente ideal utilizo as ferramentas Persona e Mapa da Empatia. Essas ferramentas são muito boas para quem já está atendendo e possui clientes e para quem ainda não iniciou o negócio, mas já vislumbra quem serão seus clientes de verdade. Existem muitos modelos no mercado, mas se você quiser pode baixar o modelo que uso para meus clientes. Dica de Empatia número 4: Utilize ferramentas para detalhar o perfil exato do seu cliente ideal.


Quando você tiver feito vários exercícios de empatia estará mais próximo do seu cliente ideal. Mas tome cuidado com o excesso de empatia. Isso pode acontecer quando estamos muito abertos e solícitos. Pode acontecer de o cliente, mesmo sem perceber, começar a te falar de outras demandas e dores que fogem do escopo do seu negócio, serviço ou do que você está preparado para oferecer. O ideal é nesses casos encaminhar o cliente para seus parceiros ou empresas que possam atendê-lo. Dica de Empatia número 5: Não queira atender todas as demandas e dores dos seus clientes.


Se esse texto foi útil para você de um like e compartilhe. E se quiser interagir com perguntas estarei aqui aguardando muito feliz para te responder!


(*) Sandra Tornieri é mentora de carreira & negócios na Conectar & EMPREENDER, mestre em Administração Estratégica, Docente de Graduação e Pós-Graduação e autora do livro "Carreira em Foco: do primeiro emprego ao empreendedorismo singular".









Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Post: Blog2_Post
bottom of page