Storyboard: a técnica utilizada pela equipe do Walt Disney para encantar os clientes
- Sandra Tornieri
- 25 de out. de 2023
- 3 min de leitura
Atualizado: 27 de nov. de 2023
Aprenda a criar o storyboard mais importante de sua empresa: A Maravilhosa História de como seu Cliente encontrou você.
Por Sandra Tornieri (*)
Vou contar então o que é um storyboard e quem o adaptou para o ambiente corporativo.
"O storyboard é uma maneira eficaz de mapear uma solução de atendimento e elaborar um plano para a sua implementação".
Mas, o que a maioria das pessoas não sabe é como surgiu essa valiosa ferramenta.
De acordo com Walt, o storyboard foi inventado pelo animador Webb Smith, um dos primeiros roteiristas do estúdio. Quando Webb planejava uma história, ele a desenhava em vez de descrever a ação em palavras. No início, ele simplesmente espalhava os desenhos pelo chão da sua sala, mas logo passou a pendurá-los nas paredes na ordem certa. Dessa forma, a história ganhou uma valiosa dimensão visual. (O Jeito Disney de Encantar os Clientes (pp. 179-180). Edição do Kindle.)
Comecei a utilizar o storyboard em sala de aula como uma ferramenta da disciplina de Marketing. Mas essa ferramenta também se tornou realidade em minha carreira. Conto essa história no meu livro "Carreira em Foco", e de como tive que responder a pergunta de uma amiga que encontrei no consultório médico: - O que você está fazendo profissionalmente agora? Em poucas palavras tive que explicar qual era o meu trabalho e qual era o foco da minha atual carreira.
Ao terminar a explicação a minha amiga abriu um grande sorriso e disse: - Estou precisando exatamente do seu serviço! Ela se tornou cliente de um dos programas de mentoria que ofereço, o Programa Carreira Empreendedora, voltado para pessoas em transição de carreira ou para aquelas que querem criar um negócio próprio como uma segunda opção de renda.

Fonte. Tornieri, Sandra; Carreira em Foco: do primeiro emprego ao empreendedorismo singular, página 187.
A partir dessa experiência criei meu slogan:
"Quem tem objetivos claros aproveita melhor as oportunidades"
Tenho outras histórias interessantes, como por exemplo: a História da minha primeira cliente no Programa de Reorientação de Carreira, isso ocorreu em 2012. De lá para cá encontro essa cliente e comemoramos os resultados de suas decisões profissionais. Ela sempre faz questão de agradecer e me lembrar de que fiz parte do processo de mudança de carreira e da vida dela. Essa história e muitas outras é que são o combustível e a motivação maior para continuarmos a procurar outras histórias de sucesso.
Técnica do Storyboard
Na minha versão da técnica do storyboard além do animador Webb Smith, convido nada mais que Philip Kotler e Kevin Keller para contracenar e contribuir com o roteiro da história em quadrinhos, com as 6 perguntas:
Como o cliente percebe a necessidade do seu produto?
Como o cliente descobre sua empresa?
Como o cliente é atendido pela sua empresa?
Como o cliente adquire seu produto ou serviço?
Como sua empresa entrega o produto ou serviço?
Como o cliente avalia sua empresa, produto e atendimento?
A ideia é que você faça uma ou no máximo duas cenas para responder cada uma dessas perguntas. Com isso você também terá se colocado no lugar de seu cliente, feito a empatia com ele para descobrir suas necessidades, dores, e como foi atendido.
No final você pode incluir a 7a. pergunta: - O cliente passou pelo momento Uau!! durante a experiência do atendimento?
Veja um storyboard completo com essa versão da técnica:
Dessa vez vou utilizar a 88 DECOR - uma empresa que fabrica almofadas temáticas, terapêuticas e de souvenir. Ah! Esqueci de te contar. Nesse ano resolvi abrir essa empresa inspirada pelos exemplos que apresento durante o curso Aprendendo a Empreender. Essas coisas acontecem!

Mas, para você conseguir desenhar literalmente a história do seu cliente, antes serão necessárias aplicar outras ferramentas:
Persona: como descrever seu melhor cliente?
Proposta de valor: o que você quer entregar de fato aos seus clientes?
Gosto muito de um autor que diz o seguinte: "As pessoas só realizam algo quando se julgam capazes de fazê-lo (Dolabela, 1999).
Agora é sua vez! O desafio está lançado.
Se você gostou dessa matéria e quer colocar em prática em sua empresa posso te ajudar! Vou oferecer uma aula on-line gratuita "Como criei meu primeiro storyboard", no dia 20 de Novembro, às 19h30. Vou avaliar e corrigir os storyboards dos 5 primeiros inscritos. Tomara que seja você!
Nessa aula você receberá as técnicas valiosas para garantir que está atraindo sua persona certa, ou seu melhor cliente e entregando a melhor proposta de valor!
Temos vagas limitadas:
Se tiver interesse inscreva-se aqui para receber o link da aula:
E se gostou dessa matéria deixe seu comentário!!!
(*) Sandra Tornieri - Docente Universitária. Empresária. Mentora de Carreira e Negócios na Conectar & Empreender. Mestre em Administração Estratégica (UFPR).









Comentários